|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
Livro dos Elementos
Sua Pedra da Sorte e seu Significado
MAGIA DE PROTEÇÃO
Décima Hora
Astrologia vs Astronomia
Décima Primeira Hora.
Matemática Curiosa
Décima Segunda Hora.
DICIONÁRIO SIMBOLÓGICO
CRISTAIS
DICIONÁRIO PSICOLÓGICO DE SÍMBOLOS LETRA "M" |
terça-feira, dezembro 26, 2006 |
MACACO Simboliza uma caricatura animalesca, uma imagem desprezível do homem.
MADRASTA Essa imagem pode estar simbolizando o papel destrutivo do inconsciente.
MADRUGADA Em sonhos pode simbolizar um aumento da consciência do indivíduo.
MAGIA Os sonhos com magia podem estar simbolizando o desejo de proteção do ego contra algum conflito que se aproxima.
MÁGICO Essa imagem pode simbolizar o mais primitivo grau de desenvolvimento da consciência quando o seu portador tem as características de um sombrio deus pagão, ou o aspecto sombrio de Deus. É um símbolo que diz respeito as forças animais ou as demais forças do inconsciente; correspondendo ainda a figura paterna negativa, o princípio masculino da mãe, ou seu animus.
MAL Os sonhos com o mal parecem estar de alguma forma associados ao arquétipo da sombra.
MALFEITOR Essa imagem em sonhos de uma maneira geral aparece como uma personificação de características nossas inconscientes que pertencem ao arquétipo da sombra e que uma vez não reconhecidas são passíveis de projeção.
MANTO Os sonhos em que o ego onírico aparece envolto num manto, podem estar simbolizando a insegurança do ego vígil frente à vida.
MAR Simboliza de um modo geral o inconsciente coletivo pelas suas profundezas insondáveis e por imediatamente ser associado à água mas pode ainda estar representando, quando essa imagem aparece em sonhos, a eminência do ego vígil vir a vivenciar um período de transformação caracterizado por experiências ligadas à operação alquímica da Solutio.
MARFIM Simboliza tanto o poder como a pureza.
MARIPOSA É um símbolo da força destruidora da paixão, uma vez que ela voa em torno do fogo até ser queimada. Através da simbologia da mariposa, podemos ver o oposto da paixão (fogo) enquanto criatividade.
MATRICÍDIO Quando essa imagem aparece em sonhos, pode estar se referindo a que as imagens parentais sofreram alterações.
MEL Os antigos consideravam-no como sendo um remédio que propiciava a imortalidade, uma vez que uma de suas características é a de preservação, além de ser considerado como um dos símbolos do Si-mesmo. Na Grécia antiga era costume a oferenda de mel aos deuses para que chovesse pois acreditavam que se a oferenda fosse feita em vinho, os deuses não permaneceriam sóbrios e não teriam condições de lhes atender. O mel é um dos agentes da operação alquímica da Coagulatio, podendo sua imagem quando aparece retratada em sonhos, estar se referindo à uma autêntica necessidade de coagulatio. Em sonhos modernos pode ainda estar se referindo à uma tendência regressiva infantil de busca de prazeres, o que gera a necessidade de que o ego vígil vivencie a experiência da operação alquímica da mortificatio.
MELANCIA A sua imagem como decorrência da profusão de caroços, é considerada como sendo um símbolo da fecundidade.
MELANCOLIA Imagens em que estados melancólicos são retratados em sonhos, podem estar apontando para a eminência da experiência de se vivenciar fatos que conduzam aos processos da operação alquímica da nigredo. Por vezes, os sonhos em que aparecem de estados de depressão e melancolia, também podem estar disfarçando uma enorme cobiça por parte do ego vígil.
MENDIGO Essa imagem em sonhos, costuma simbolizar o arquétipo da sombra, o nosso mendigo interior que quer ter seu lugar na consciência. Quando o animus aparece na imagem de um mendigo, pode estar simbolizando a pobreza da vida consciente da sonhadora, o seu ceticismo e a sua dura auto-crítica, num simbolismo de que a mulher já não crê mais em si mesma.
MENINO A inocência simboliza o estado de indiferenciação da prima matéria portanto, ela pode aparecer simbolizada em sonhos na imagem de um menino; contudo, essa também possa se constituir numa das imagens através da qual se expressa o Si-mesmo. A imagem de um menino nos sonhos de uma mulher, em geral quer simbolizar um novo empreendimento e no dizer de Jung, um empreendimento honesto que concorre para a realização do SELF.
MESA A mesa pode aparecer em sonhos como representação de um símbolo espiritual, tal como a Távola redonda que foi construída de acordo com o traçado de Merlin e que era um símbolo do centro espiritual preservador da tradição. Os cavaleiros da Távola Redonda foram aqueles que saíram em busca do Santo Graal, isto é, em busca da experiência da totalidade, do SELF.
MOEDA A imagem de moedas de ouro encontradas em sonhos pelo ego onírico podem estar simbolizando a prima-matéria.
MONTANHA O símbolo da montanha também pode ser considerado como sendo uma das representações do SELF posto que possui uma simbólica de centro, de omphalos, tanto que em todas as tradições aparece como sendo uma imagem da imortalidade. Ela é um local onde se processam as revelações ou a meta de uma longa busca para a eternidade. Costuma ser um local de iniciação e que corresponde simbolicamente ao "Eixo do Mundo". Alguns ritos funerários descrevem as almas dos mortos subindo montanhas e no idioma assírio, o verbo morrer possui o significado de "apegar-se à montanha".
MONSTROS Essa imagem em sonhos costuma aparecer simbolizando nossos próprios temores e incapacidades personificadas.
MORTE Essa imagem simboliza uma situação arquetípica da mais alta numinosidade. É quando o inconsciente invade a vida e nos arrasta de tal maneira que nós não conseguimos nos subtrair ao seu poder. As imagens da morte em sonho costumam simbolizar uma transformação na imagem do ego e quando é o ego onírico quem mata, percebe-se que o ego vígil encontra-se bastante atuante nesse processo. Contudo, quando o ego vígil perde o contato emocional com os que o cercam, pode acontecer de sonhar que esses estão mortos além de que constitui-se num típico sintoma pré-psicótico sonhar-se que todos a quem se ama morreram. Normalmente, as imagens de morte em sonhos, fazem alusão à morte iniciática que nada mais é do que morrer para um estilo de vida profano, acompanhado de um renascimento espiritual.
MORTO Quando o indivíduo sente-se magoado é comum que lhe ocorram imagens em sonhos de que alguém foi morto, o que pode estar simbolizando os rituais de iniciação. No Egito haviam tradições que consideravam o iniciado como legitimamente morto, apto portanto a vivenciar o renascer espiritual.
MULHER Uma mulher desconhecida do ego vígil quando aparece como imagem de sonhos, costuma ser uma representação da sua anima. Contudo, o aparecimento de mulheres desconhecidas em sonhos de mulheres podem estar se referindo à uma representação do arquétipo da sombra, principalmente se a imagem é de uma mulher negra. |
posted by iSygrun Woelundr @ 7:32 PM |
|
|
|
|